Geleia Real
Ruscus aculeatus
A Gilbardeira é conhecida desde a mais remota antiguidade. As raízes de gilbardeira são ricas em saponinas e ruscogeninas que contribuem para a permeabilidade das veias e ajudam no tratamente varizes, úlceras varicosas, pernas pesadas e edemas, facilitando o retorno venoso e fortalecendo as paredes dos capilares. Os saponósidos são responsáveis pela ação venotónica e anti-inflamatória, de proteção capilar e pelo aumento da microcirculação ao tonificar as paredes dos capilares.
O efeito protetor capilar é também atribuido aos flavonóides.
A planta regride, ainda o edema por aumento da drenagem linfática. Favorece a circulação venosa.
Ginkgo biloba
A Ginkgo (Ginkgo biloba) atua sobre todo o sistema circulatório, melhorando a circulação arterial, venosa e capilar. Importante ao nível do cérebro. Assim, através do aumento do fluxo sanguíneo, as áreas cerebrais responsáveis pela memória e pelo raciocínio ficam mais ativas, havendo uma melhoria da concentração.
A Ginkgo é eficaz nos problemas mentais resultantes da idade avançada (perda de memória, dificuldade de concentração, dores de cabeça e tonturas).
Vários estudos mostraram que esta planta pode ser benéfica na doença de Alzheimer e outras formas de demência.
Panax ginseng
O Ginseng aumenta a circulação sanguínea, especialmente na presença de Ginkgo.
Contribui para aumentar a vitalidade física e a concentração. Importante em situações de stress, cansaço, fraqueza, ansiedade, perda de memória e fadiga. É um tónico geral do organismo , exercendo ação sobre a memória e as capacidades cognitivas.
Útil na disfunção erétil, infertilidade, menopausa, prevenção do cancro, anemia, asma, fibromialgia, convulsões, atraso no processo de envelhecimento e imunoestimulante.
Lycium barbarum
Goji é a fruta da planta Lycium barbarum, proveniente dos Himalais (Norte da China e Tibete).
Apresenta-se em forma de baga vermelha. O seu aspeto assemelha-se muito à uva passa.
Usado à milhares de anos na China, Tibete e Índia, tanto na alimentação como em fórmulas de fitoterapia da Medicina Tradicional Chinesa. Começou a despertar interesse da Ciência Ocidental, quando se começou a descobrir a sua qualidade nutritiva e o seu poder antioxidante.
Vitis vinifera
O extrato de Grainha de Uva é composto por importantes substâncias antioxidantes, tais como taninos e antocianósidos, flavonoides e resveratrol (compostos fenólicos).
As procianidinas oligoméricas (OPC) conferem-lhe várias propriedades medicinais, evidenciando-se a ação anti-inflamatória e anticancerígena e a capacidade de melhorar a circulação sanguínea.
Assim, a Grainha de Uva tem eficácia contra cancro, doenças com origem inflamatória, doenças cardíacas e vasculares, problemas visuais, colesterol elevado, infeções virais, entre muitas outras patologias.
Annona muricata
Graviola (Anona muricata) é uma planta originária das Antilhas, onde se encontra em estado silvestre.
No Brasil, tornou-se subespontânea na Amazónia. Prefere climas húmidos e baixa altitude.
A Graviola é uma árvore de pequeno porte (atinge de 4 a 6 metros de altura) é encontrada em quase todas as florestas tropicais, com folhas verdes brilhantes e flores amareladas, grandes e isoladas, que nascem no tronco e nos ramos.
Os frutos têm forma oval, casca verde-pálida, grandes, pesando cerca de 750 gramas a 8 quilogramas, havendo todo o ano. Contém picos, vermelhos, envolvidos por uma polpa branca, de sabor agridoce, muito delicado e considerado semelhante ao fruto da Abóbora.
Griffonia simplicifolia
A Grifónia ou Griffonia simplicifolia é fonte natural de 5-hidroxitriptofano, percursor da serotonina e melatonina, sendo um coadjuvante no tratamento antidepressivo, na supressão de apetite e na regulação do sono. 5-HTP Significa 5-hidroxitriptofano, que age da mesma forma que o triptofano, substância precursora da serotonina, o neurotransmissor responsável pelo bem-estar.
Paulina cupana
O Guaraná (Paulinia cupana) é estimulante, aumenta a rapidez do pensamento e a resistência a esforços físicos e mentais, reduzindo, assim, a fadiga quer a nível físico quer a nível psíquico. É utilizado pelas suas propriedades energéticas e curativas.
Melhora a capacidade física e acaba com a sensação de cansaço. Possui a capacidade de melhorar as aptidões cognitivas (especialmente a memória). Tendo em conta as suas propriedades psicoativas, verifica-se uma melhoria no estado de alerta, na atenção e na sensação de bem-estar.
O Guaraná tem um efeito termogénico, fazendo com que haja perda de peso.
Provoca uma redução do apetite, o que explica a importância da sua inclusão em programas dietéticos.